Grão Mestre Alicio Sheng Chuan Maffra - Kung Fu Pa Kung Sheng Chuan - Associação Chin Kao Chuan - Presidente Venceslau SP

Grão Mestre Alicio Sheng Chuan Maffra

Postado em 11/01/2017

Grão Mestre Alicio Sheng Chuan Maffra

Patriarca do Pa Kung Sheng Chuan Kung Fu

Nascido em 17 de junho de 1961, faleceu no dia 07 de janeiro de 2017, aos 55 anos de idade, em Cambé no Paraná, o Grão Mestre Alicio Sheng Chuan Maffra, Patriarca do Pa Kung Sheng Chuan Kung Fu , deixando esposa e cinco filhos, além de um imenso legado frente às artes marciais, principalmente frente a história do Kung Fu.

"Devemos salientar que o Pa Kung Sheng Chuan Kung Fu é a essência do nosso próprio Grão Mestre, por isso devemos cultivá-lo com muito zelo e carinho, de forma que seus ensinamentos ecoem para sempre, de geração em geração, fazendo crescer e florescer cada dia mais a nobre Família Sheng Chuan". (Mestre Chin Kao)

Segue abaixo, adaptação de um texto publicado no antigo Site do Sheng Chuan Kung Fu, o qual dedicamos a memória do nosso Grão Mestre.

Grão Mestre Sheng Chuan Maffra

Sifu - Mestre Pai

Sifu (literalmente "Mestre-Pai") é líder da Família Kung Fu. Ser "Mestre-Pai" não é uma alusão à idade cronológica (muitos mestres tem idade para ser filho de seus discípulos), mas sim à experiência alcançada na prática do Kung Fu, o consequentemente decorre no conhecimento da vida.

Mestre não é aquele que tudo consegue fazer, mas sim aquele que sabe até onde é capaz de fazer. Ele não vai à busca de alunos ou teme que os mesmos o deixem. Se uma pessoa sincera deseja uma orientação na difícil trajetória do Kung Fu, o Sifu está disposto a atuar como guia.

É comum um Sifu não demonstrar suas habilidades para seus alunos. Este fato evita que o aluno copie seu Sifu. Todo praticante deve ter em mente que Sifu não é perfeito, muito menos absoluto, e um sistema não está restrito às habilidades do praticante. O Sifu deve orientar o aluno a como compreender sua arte, pois será através deste processo que ele desenvolverá seu próprio Kung Fu.

Os ensinamentos de um Sifu não se restringem a academia. Na verdade, não há local determinado para aprender Kung Fu. O aluno deve aprender através do convívio, ou seja, da Vida Kung Fu.

Se o Discípulo for dedicado o suficiente e o Mestre oferecer a apropriada inspiração, então o significado e a essência do Kung Fu emergirão por si só.

Embora alguém possa ler sobre Kung Fu, o verdadeiro conhecimento advém somente da experiência vivida. A filosofia do Kung Fu pode ser ponderada e intelectualizada, mas sua essência deve ser vivenciada e sentida. Inevitavelmente, palavras transmitirão somente parte do significado. Assim o maior desafio de um discípulo é aprender a aprender. Nenhum Discípulo tornar-se-á um Mestre se ainda não aprendeu a aprender. Esta talvez seja uma das grandes razões por que temos tão poucos Mestres autênticos.

Baseada no profundo respeito, lealdade e zelo, qualidades que caracterizam a China Milenar, a Relação Mestre-Discípulo é algo que frequentemente se estende ao longo da vida daqueles que estão envolvidos.